Toxina botulínica

Orientações Botox – Toxina Botulínica Facial

Antes do procedimento

1. Faça a avaliação prévia com a dermatologista. Informe-se sobre as indicações, contra-indicações, benefícios, riscos e limitações do tratamento.
2. Discuta com sua médica as opções e planos do tratamento para as suas queixas.
3. Informe ao seu dermatologista as seguintes situações:
a) Se estiver grávida ou amamentando
b) Se está fazendo uso de algum antibiótico do grupo dos aminoglicosídeos, sulfato de magnésio ou quinina.
c) Se tem alergia ao ovo de galinha (albumina).
d) Se já usou Toxina Botulínica antes e se nessa ocasião ocorreu alguma complicação.
e) Se é portador de alguma doença neuromuscular como Miastenia Gravis ou se possui alguma doença reumatológica ou se faz uso de metrotexate.
f) Se toma algum remédio controlado ou é portador de alguma patologia psiquiátrica
g) Se usa algum medicamento como AAS, anti-inflamatórios , Vit. E , GInko Biloba entre outros. Esses medicamentos aumentam o tempo de sangramento e devem ser suspensos 01 semana antes do procedimento
h) Informe todos os medicamentos que estão sendo usados continuamente.
i) Se você tem ou já teve herpes, avise seu médico!

No dia do procedimento

1. Antes do procedimento, lave o rosto, retire cosméticos, base, maquiagem, pós-compactos, filtro solar e hidratantes. Chegue ao consultório com o rosto sem cosméticos.
2- Não se esqueça de assinar o termo de consentimento que será fornecido pelo médico no dia do procedimento.

Após o procedimento

1. Logo após a aplicação de toxina botulínica, recomenda-se não massagear a região tratada para que não ocorra difusão (migração) do produto para áreas não desejadas.
2. Recomenda-se evitar a prática de exercícios físicos por 48 horas após a aplicação da toxina botulinica. A realização de movimentos bruscos pode provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo, ptose palpebral (queda de sobrancelha).
3. Recomenda-se evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação da toxina botulínica, pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas.
4. Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos, como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos pés de galinha, recomenda-se manter-se na posição vertical e não deitar-se durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos itens acima.
5. Nota-se uma pequena vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização do procedimento. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.
6. Caso você esteja fazendo uso de aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematoma após a aplicação da toxina botulínica. Neste caso, é importante e recomendável notificar o seu médico sobre o uso destas medicações antes da realização do procedimento.
7. Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.
8. Qualquer procedimento com laser facial está proibido nos primeiros 15 dias após o procedimento.
9. Saunas, banhos de imersão em banheiras quentes, uso de toucas térmicas aquecidas ou qualquer outra situação que eleve a temperatura corporal deve ser evitado nos primeiros 03 dias.
10. Deve-se evitar a exposição solar nas primeiras 36h após o procedimento.
11. Se houver um evento social importante em data próxima deve-se adiar o procedimento, pois essas alterações, apesar de simples e passageiras, podem gerar prejuízo estético. O procedimento é pouco doloroso e bem tolerado na maioria dos casos. Após o tratamento, poderão ocorrer pequenos hematomas, inchaço, dor de cabeça leve e visão dupla que serão resolvidos em poucas horas ou dias.
12. É permitido o uso de maquiagem no mesmo dia do procedimento, porem sem esfregar ou massagear os locais da aplicação.
13. Evite uso de bebida alcoólica nas primeiras 48 horas.
14. Caso a ocorrência de qualquer sintoma acima descrito persista, imediatamente contate seu médico e informe-o minuciosamente sobre as reações ocorridas e as medidas até então adotadas.

toxinabotulinicaepreenchimento