Peeling

Share

Orientações – Peelings

peeling

Antes do procedimento

1. Faça a avaliação prévia com a dermatologista. Informe-se sobre as indicações, contra-indicações, benefícios, riscos e limitações do tratamento.
2. Não se exponha ao sol e não faça bronzeamento artificial ou auto-bronzeamento por 30 dias antes e 30 dias após o procedimento. Se sua pele estiver bronzeada, ou mesmo ligeiramente avermelhada pelo sol, evite o tratamento.
3. Aplique o filtro solar prescrito regularmente 3/3h durante o dia. Mesmo se estiver chovendo , ou estiver em ambiente fechado com luz artificial o uso do protetor deve ser realizado.
4. Use, conforme foi orientado, o preparo da pele no mês anterior ao procedimento.
5. Suspenda o uso de qualquer tipo de ácido (glicólico, retinóico e outros) três dias antes do procedimento.
6. Informe ao seu dermatologista as seguintes situações:
a) Se você fez tratamento para acne (espinhas) com isotretinoína oral (Roacutan) nos últimos seis meses.
b) Se for portador (a) de herpes na face
c) Se estiver grávida (o tratamento também é contraindicado).
7. Para agendar o procedimento, ligue comantecendência e no dia anterior, confirme seu horário.
No dia do procedimento
1. Antes do procedimento, lave o rosto, retire cosméticos, base, maquiagem, pós-compactos, filtro solar e hidratantes. Chegue ao consultório com a pele sem cosméticos.
2. Não se esqueça de assinar o termo de consentimento que será fornecido pelo médico no dia do procedimento.
3. Existem muitas opções de peelings químicos. Em alguns casos o paciente será liberado com a substância química no rosto, e só deverá retirá-la algumas horas depois. Em outros casos o peeling pode deixar a pele do rosto eritematosa (avermelhada ) ou com aspecto esbranquiçado . Em qualquer dessas situações existe um prejuízo estético temporário. Assim, o paciente deve ter em mente que o ideal seria que o mesmo fosse para casa após o procedimento. Em qualquer situação a exposição ao sol após o procedimento é totalmente proibido!!!

Após o procedimento

1. Lavar o rosto apenas com sabonete líquido para pele sensível, prescrito pela sua dermatologista .
2. Se houver ardor ou irritação na pele pode ser borrifado água termal gelada á vontade na área tratada. Logo após o peeling haverá um ressecamento transitório e desejado. Você poderá sentir uma sensação de calor, que é uma reação normal. Em caso de peeling profundo, poderá haver uma sensação de retração da pele (“repuxar”).
3. Não “coçar” nem “cutucar”a pele . Não retirar crostas ou puxar a pele que estiver descamando. Deixe que ela caia por si só. A descamação deve ocorrer de forma espontânea e natural.
4. Se houver muita irritação entre em contato com seu médico. Não use nenhum creme ou pomada sem a orientação médica. Evite banhos quentes e cozinhar no dia do procedimento.
5. Se necessário, aplique soro fisiológico gelado nos olhos para melhorar o embaçamento ou alguma secreção que seja liberada eventualmente. Também pode ser utilizado lágrimas artificiais como Fresh Tears ou Systane .
6. Nos primeiros 02 dias não usar filtro solar. Deve ser evitado qualquer exposição ao sol nesse período. Após 3o dia , use o filtro solar 3/3h durante o dia. Dê preferência a filtros mais suaves , para peles mais sensíveis , para evitar irritações.
7. O uso dos ácidos/clareadores que foram prescritos para o preparo de sua pele deve ser retomado quando a sua pele parar de descamar. Não usar os ácidos se a pele ainda estiver vermelha ou descascando.
8. Evite exposições solares por 30 dias após o procedimento. O bronzeamento aumenta a chance de manchas escuras após o tratamento.
9. Nos peelings superficiais, a descamação é leve e geralmente começa de dois a quatro dias após o peeling, estendendo-se até sete dias.

10. Em caso de peeling médio ou profundo, alguns detalhes adicionais são importantes:

-Evite coçar e puxar a pele
-Sua pele se tornará escura e seca
-Não esfregue o rosto no travesseiro
-Procure não molhar o rosto muitas vezes
-Evite sorrir, pois movimentos excessivos poderão formar rachaduras precoces
-Quando toda pele escura descamar, a aparência será de uma pele mais fina e rosada.

11. Em caso de duvida, liga para sua médica.



© 2015. Consultório Dra. Débora Freire - Todos os direitos reservados. E-mail: contato@dradeborafreire.com.br - Desenvolvido por Olímpio Comunicação