Saiba o que são os xantelasmas

Share

xantelasma

O que são os xantelasmas?

Xantelasmas são manchas amarelas na pele que ocorrem mais comumente nas pálpebras superiores e inferiores. Eles  são localizados, geralmente, no lado medial das pálpebras. Xantelasmas são mais comuns em mulheres do que em homens.

Quais os sintomas dos xantelasmas?

As placas amarelas ocorrer lentamente e muitas vezes são simétricos. Em geral, eles são suaves, mas existem semi-sólidos ou até mesmo lesões calcárias. Xantelasmas geralmente começam como lesões pequenas, mas têm uma tendência a se espalhar e se aglutinar.

Qual é a causa do xantelasma?

Um terço até a metade das pessoas com xantelasma têm níveis elevados de lípidos no sangue. Se os níveis de colesterol são muito elevados, a  dieta ou drogas redutoras de lípides  podem ser aconselhadas pelo seu médico. Os xantelasmas são lesões benignas da pele, porem, podem ser um sinal de maior risco de infarto do miocárdio, aterosclerose e outras doenças cardíacas.

Tratamento

O xantelasma pode ser cosmeticamente desagradável e muitos pacientes procuram tratamento médico. Se uma pessoa tem um anormalidade lipídica, pode ser recomendada mudanças na dieta. Alguns pacientes necessitam de medicação oral, a fim de reduzir os níveis de lípidos no sangue.

Para o tratamento da pele,  opções incluem a excisão cirúrgica, tratamento com laser, aplicação local de uma solução de ácido especial e eletrocauterização.